19 de jul. de 2007

Mundo Cultural lança o documentário Santa Fé – A Festa do Bom Jesus de Iguape

O filme tem o objetivo de cristalizar a fé caiçara

O Grupo Mundo Cultural Produções lança sábado 28 de julho, o documentário “Santa Fé”. Dirigido por Alessandro Cruz, a realização tem o apoio do Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape. O documentário mostra a cidade de Iguape no período da Festa do Bom Jesus. Uma tradição caiçara e religiosa com extensa programação. Durante 10 dias a cidade recebe mais de 150 mil romeiros. O lançamento acontece às 21 horas, na Basílica de Iguape. O filme fica em cartaz no Cine Arte Iguape até o fim das festividades.

Santa Fé. O documentário registra a agitada festa através de paralelos entre a história da cidade e os universos de seus habitantes: historiadores, romeiros, comerciantes, e outros que traduzem o jeito de ser dessa cidade de cultura caiçara.

Pela primeira vez a festa de agosto como é conhecida, se destacará ganhando visibilidade em festivais de Cinema no Brasil e no mundo, afirma o diretor Alessandro Cruz. “Pretendemos além de inscrever o filme em mostras, e festivais do gênero, após o lançamento fazer exibições por todo Vale do Ribeira, Baixada Santista e interior do estado de São Paulo. Depois Paraná e Rio Grande do Sul”.
De acordo com Cruz, o documentário tem o intuito de evidenciar a programação da festa de agosto, suas lendas e curiosidades. “Fatos que contribuem para o desenvolvimento da cidade e toda a importância histórica, religiosa, social e turística”. Ele afirma que de encontro a essa realidade vem o turista, e com ele é evidente o crescimento de manifestações profanas, consumo de álcool e drogas. “Isso vem influenciando de forma negativa o ritual da passagem dessa tradição para as novas gerações”.


Para Mauricio Oliveira autor da pesquisa e diretor de Arte, a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape é um dos grandes acontecimentos da religiosidade popular e da tradição luso-brasileira, que durante séculos movimenta a região. “Foi observada através da comunidade, a importância da fé em Bom Jesus para construção de valores”. Ele ressalta a fé, como mantenedora desta realidade mítica, histórica e sagrada. “Preservando a união das famílias dos milhares de fiéis e romeiros”. ” A Fé e o conhecimento, ainda são os bens mais importantes para o individuo e a sociedade”, conclui.

Para Danilo Tavares diretor de fotografia, a necessidade de registrar e realizar um filme que destacasse toda essa tradição, era gritante. ”Através desse material em audiovisual será possível preservar, perpetuar e propagar essa tradição atingindo grande número de pessoas”.
De acordo com Tavares o filme projeta a tradição caiçara através de um movimento popular, onde todos se respeitam. “A partir da relevância histórica, religiosa, social, e turística observamos a necessidade de realizar um filme que documenta toda a importância desta festa. Esse material tem o intuito de gerar maior visibilidade deste fato em meio à sociedade, e valorizar a cultura caiçara do estado de São Paulo.

A festa de Bom Jesus é considerada a segunda maior festa religiosa do estado de São Paulo. Com grande fluxo de pessoas, crescendo a cada ano.
O evento é realizado pela paróquia de Nossa Senhora das Neves com o apoio da prefeitura de Iguape. Com o envolvimento de todos, voluntários, fiéis e romeiros que participam das missas, novenas, palestras, procissões, shows e também da feira, onde são concentradas cerca de 500 barracas vendendo diversos artigos, que variam de vestuário á artesanato.

Argumento histórico: Em 1647, com o aparecimento da imagem do Senhor Bom Jesus, na Praia de Una, localizada na atual Estação Ecológica de Juréia-Itatins. Iguape se transformou num centro de intensa peregrinação religiosa. A partir de então, milhares de romeiros de diversas partes da baixada Santista e cidades do interior dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, vêm à Iguape consolidar a fé e render graças ao Bom Jesus.


O Grupo Mundo Cultural foi criado em junho de 2003, nasceu da necessidade de agregar diversos segmentos culturais dentro de uma realidade física, aproximando tendências, conceitos, projetos e produtos culturais, proporcionando com isso o importante crescimento da cultura local. Há 4 anos o Grupo Mundo Cultural atua no mercado de produção e pós-produção de filmes de curta metragem, vídeos institucionais, videoclipes e documentários.


Santa Fé, produzido em 2006 foi o segundo documentário do Mundo Cultural. Será lançado em Iguape, mostra a popular Festa do Bom Jesus de Iguape no Vale do Ribeira estado de São Paulo. Mas ao longo dos últimos anos foram executados trabalhos para diversas administrações públicas. Prefeitura Municipal de São Vicente, SEDUC - Secretaria de Educação, Institucional para o DAPp - Departamento de Atendimento Psicopedagogico. Prefeitura Municipal de Santos, SECULT - Secretaria de Cultura, Institucional para o Corpo de Baile da Cidade de Santos2006, Bale da Cidade de Santos - Espetáculo Valentino – 2007, Encenação do Auto de Natal de Santos - 2006, Encenação da Paixão de Cristo – 2007. Secretaria de Estado da Cultura, Oficina Cultural Regional Gerson Ribeiro de Abreu, Projeto “Oficina Cinema Digital em Movimento – 2006, Documentário - Patrimônio Arquitetônico de Iguape – 2006, Curta-metragem - O TERCEIRO ELEMENTO - Iguape – 2006. Prefeitura Municipal de Iguape, Divisão de Cultura e Turismo, Encenação da 15ª Via Sacra ao Vivo - Paixão de Cristo – 2006. Curta-metragem: Morte em Santos -2002, Brasil/SP - Vídeo 7min. Roteiro - Maurício Oliveira, 13º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, Festival de cinema de Tiradentes – MG, Festival de Curtas-metragens “ CURTA SANTOS I, II”, MIS, CINUSP. CINESESC, CCBB, CANAL BRASIL. Documentário “Um Grito” -2006, Argumento e Roteiro Maurício Oliveira, Mostra Paulista - Centro Cultural São Paulo, 17º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, MIS, CINUSP.