20 de dez. de 2008

Conflito 16 e Documentário Santa Fé são exibidos em uma noite de homenagens no Cine Roxy

Grupo Mundo Cultural recebe 130 convidados em uma homenagem as pessoas que apóiam a democratização do acesso ao cinema para o desenvolvimento sócio cultural


Terça -feira 9 de dezembro de 2008. Poderia ser mais uma noite comum na agenda do município de São Vicente, mas não foi. O Cine Roxy no Shopping Brisamar foi palco do último evento anual, do Projeto Cinema Digital em Movimento. Uma iniciativa do Grupo Mundo Cultural que no ano de 2008, executou a oficina em parceria com o projeto ARTE no CAMP - SV, patrocinado pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.



Os adolescentes pela primeira vez puderam assistir numa grande sala, o curta Conflito 16, produzido pelo projeto. "Nunca imaginei que poderia ver a minha idéia projetada numa tela de cinema", relata a roteirista e diretora Hanna Pereira, 16 anos.

Vanessa Medeiros a mestre de cerimônia, iluminou a noite transbordando charme e brilhantismo. Logo após a interpretação do Rap: Eu tenho Fé, dos rappers Premonição’Mcs, ela deu inicio a cerimônia “Esta noite nós vamos exibir o esforço de um Grupo de pessoas que respiram cinema, dedicam grande parte do seu tempo apoiando, produzindo e promovendo o cinema para o desenvolvimento sócio cultural. Esse evento não existiria se não fosse pela nobre causa das pessoas que serão homenageadas nesta noite”.Vanessa Medeiros

Entre os homenageados, estavam o coordenador do Camará, João Carlos da Franca representando o CMDCA - Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente. Oswaldo da Cruz representando o CAMP-SV, “por acreditarem no projeto e apoiarem a iniciativa inédita em São Vicente” explica o diretor de comunicações do Mundo Cultural, Mauricio Oliveira. Toninho Campos diretor do Cine Roxy, também recebeu uma placa de Honra ao Mérito por seu pioneirismo, e os diretores do festival de curtas metragens de Santos, Toninho Dantas e Ricardo Wasconcelos, pelo novo movimento da produção áudio visual em Santos. No cinema, representantes e jovens membros de várias entidades, JIP, JEPON, CAMPS, CAMARÁ e também do Conselho da Juventude de São Vicente. “É importante á presença da garotada, e dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de ações que apóiam a Fé e o Conhecimento”, explica Danilo Tavares do Grupo Mundo Cultural.

Hanna Pereira e João Carlos Vice Presidente do CMDCA

De acordo com Alessandro Cruz, do Grupo Mundo Cultural a estética do evento foi de total des-construção, portanto foi exibido primeiro o Curta – metragem “Conflito 16” em seguida o making off . “Quando falamos curta metragem, logo se pensa é um filme curto, não deve dar trabalho, é fácil fazer. Mas como se vê no making-off não é bem assim”, explica.

Antes da exibição do Documentário Etnográfico Santa Fé, o diretor de comunicações do Grupo Mundo Cultural Mauricio Oliveira fez o discurso de encerramento. Leia abaixo na integra...

Defendemos a educação como uma efetiva e imprescindível forma de inclusão social.

Para nós do Grupo Mundo Cultural a Fé e o Conhecimento ainda são os bens mais importantes para o indivíduo e a sociedade.

Santa Fé foi produzido pelo Grupo Mundo Cultural em 2006, lançado em 2007 e vem se colocando como uma referencia Caiçara de documentário etnográfico, já foi exibido em diversos estados, mas o principal de tudo, é que ele foi feito com intuito de mostrar não só a renovação da Fé através do catolicismo, mas também mostrar a possibilidade da preservação da cultura caiçara através do documentário.

É preciso encontrar novas formas de avaliar, pesquisar e propor modelos de comunicação que ajudem na informação ambiental e na melhoria das relações entre a sociedade e a natureza.

Existem diversas áreas do conhecimento que podem colaborar para um melhor relacionamento da sociedade com o Meio Ambiente.

É necessário o estimulo para formação de pesquisadores que atuem na formação de jovens e incentive a produção cientifica e a elaboração de produtos de comunicação condizentes com a necessidade de desenvolvimento integrado. De forma que o ser humano e a natureza, possam conviver em harmonia.

Nós entendemos que projetos de formação de olhar como esse, podem levar o jovem a refletir sobre como pode contribuir para melhoria desse necessário relacionamento entre sociedade e meio- ambiente.

Costumo dizer, que o mundo do cinema é o campo, e apresentá-lo a quem busca beber da fonte, é nosso ofício. A proposta é unir forças. Satisfazer cada vez mais as curiosidades mútuas, estabelecendo um contato do indivíduo com o cenário cultural da baixada.

Espero que gostem do nosso trabalho, fiquem com o documentário etnográfico Santa Fé, tenham uma boa sessão


Mauricio Oliveira

Grupo Mundo Cultural


Nenhum comentário: