Unimonte é a 2ª instituição mais premiada do País no Intercom 2008
Trabalhos com foco social colocam três estudantes da faculdade santista como os melhores de suas categorias no principal congresso de Ciências da Comunicação do Brasil.
Um resultado para dar orgulho à Baixada Santista. Três estudantes de Santos, de cursos de Comunicação Social da Unimonte, ganharam o prêmio máximo no principal congresso de Ciências da Comunicação do Brasil, o Intercom. A edição 2008 do tradicional evento foi realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte (RN), entre 2 e 6 de setembro.
Os primeiros lugares foram obtidos pelos universitários Mauricio Elias de Oliveira, de Jornalismo, Nelson Luiz Alves de Santana, de Publicidade e Propaganda, e Gabriella Rodrigues Pereira Cappelini, de Rádio e TV. Todos elaboraram obras com cunho estritamente social. Com a conquista de seus alunos, a Unimonte terminou o Intercom 2008 como a 2ª instituição mais premiada do País. O primeiro lugar ficou com a Universidade Potiguar (UnP).
Mauricio venceu na categoria Jornalismo Audiovisual. Ele apresentou o trabalho ‘Por Dentro de uma Oficina de Vídeo: Educomunicação e Audiovisual’, em que destaca a importância de oficinas de produção audiovisual, como Kinoforum e Querô, dentro do contexto da Comunicação Social, sobretudo quando direcionada a jovens que não têm oportunidade de estreitar o contato com o conhecimento científico. Mauricio, que se graduou em Jornalismo no ano passado, buscou revelar como oficinas de vídeo conseguem se destacar ao levantar a bandeira da responsabilidade social, dando a chance para que garotos e garotas tenham acesso à tecnologia, à informação e, conseqüentemente, ao conhecimento.
Já a vitória de Nelson Santana veio na categoria Publicidade e Propaganda Institucional, com a produção ‘AACD – Juninho Luta de Verdade’. Nela, o universitário, que atualmente está no 4º ano da faculdade, elaborou uma peça publicitária para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em que realça como guerreira a figura de um jovem portador de necessidade especial empunhando uma espada, contrapondo o senso comum de brincadeira existente na imagem para a maioria das crianças.
Completando as conquistas, Gabriela Cappelini levou a melhor na categoria Audiovisual Rádio com a produção ‘Radionovela com deficientes visuais’, obra que visou ao resgate da cultura radiofônica e à promoção de entretenimento a portadores de deficiências visuais. Gabriela, que formou-se no ano passado, desenvolveu seu trabalho no Lar das Moças Cegas de Santos e contou com a atuação dos próprios alunos da entidade como atores.
A disputa realizada no Intercom faz parte de uma espécie de concurso chamado Expocom (Jornada da Pesquisa Experimental em Comunicação) em que estudantes inscrevem trabalhos acadêmicos e disputam a premiação final em diversas categorias.
A conquista dos três estudantes da Unimonte começou antes da disputa ocorrida
Wellido Teles
Jornalista - MTb 45.308
Marcorp
wellido@unimonte.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário