13 de nov. de 2012

Do Ego ao Eco ao Ícone


Em um futuro muito próximo, daqui a 3 anos, 155 milhões de pessoas usarão celular com internet no Brasil, afirmou Gerd Leonhard no seminário realizado em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, como parte da agenda associada à disciplina “Economia do Audiovisual Internacional” (CTR-ECA-USP) e apoio da rede internacional “Games for Change”.

Leonhard é um dos mais prestigiados futuristas da mídia, referência do “Wall Street Journal” e consultor bastante requisitado pelas empresas de telecomunicações, mídias e artes digitais.

O seminário teve participações de Davi Nakano, professor da Escola Politécnica especialista em Economia Criativa e Gestão do Conhecimento e Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes, líder do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento e diretor para América Latina da rede internacional “Games for Change”.



Para Gerd, a telefonia celular e a internet são dois grandes diferenciais no período de transição econômica em que vivemos. São fundamentais para entender os mercados num futuro próximo. O cenário dessa convergência é dado pela transição entre o “Ego” e o “Eco”, tema do mais recente livro de Gerd Leonhard.

O Ego é o centro na situação atual, um “egosistema”, em que um empresário preocupa-se apenas com os lucros no prazo mais curto possível.  Já o “Eco” remete não apenas ao sentido ecológico, mas a uma sociedade interconectada, fluída, em que a pergunta central para a geração de renda é “isso vai fazer bem para o mundo?”.

Neste “Capitalismo 2.0″ não se abre mão da rentabilidade, mas há inovação quando o retorno inclui a própria sociedade no cálculo.


Para Leonhard, a falta de diálogo social em temas como aquecimento global e pirataria, problemas universais, são evidências de que o capitalismo como conhecemos hoje é cheio de falhas de mercado que não se corrigem automaticamente com o tempo.

Para incluir o contexto ecossistêmico no cálculo econômico é preciso rejeitar o conceito de crescimento fundado no PIB, que mede apenas a renda e o produto sem levar em conta os custos, especialmente os sociais e ambientais, da acumulação de capital.  “Se você não mede a coisa certa, você não faz a coisa certa. Vivemos em uma economia suicida”, diz Leonhard, para quem a transição para um novo ecossistema depende da ação dos governos.



Ego, Eco, Ícone

Ao final, Davi Nakano e Gilson Schwartz apontaram desafios para que a transição seja realizada no Brasil. Para Nakano, há desafios de gestão importantes e que dependem de aspectos normativos, de regulação dos mercados e também de cultura e comportamento.  Para Schwartz, é preciso planejar o processo de transição contruindo por meio da comunicação as mediações entre “ego” e “ecosistema”. O terceiro elemento mediador da contradição é o ícone, em especial a literacia digital (domínio de códigos e competências para gerar valor nas redes digitais).

A discussão com o público levou a temas como a preocupação com um futuro em que tanta tecnologia possa significar ainda mais perda de controle e autonomia pelos indivíduos e comunidades.

Por Luiza Fernandes (ECA-USP), bolsista de Iniciação Científica com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.




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