8 de nov. de 2012

Seminário:inovação tecnológica e novas mídias? O Futuro do Ego



De músico profissional a consultor celebrado pelo “Wall Street Journal” entre os mais antenados futuristas do capitalismo em formação após o 11 de setembro, a internet e Fukushima, Gerd Leonhard volta ao Brasil para colocar em discussão sua mais recente formulação: do ego ao eco.

É mais uma forma, especialmente sedutora pela simplicidade, com que podemos traduzir o mal-estar na sociedade do espetáculo, dos espelhos com filtros, das esperanças animadas pelo consumo mais que pelo investimento, das espirais egocêntricas.

A espiral que aponta para baixo conduz ao utilitarismo mais imediatista: maximizar o prazer, minimizar a dor, os custos e a censura alheia. É o império do ego.

Uma espiral ascendente nos conduz à ecologia, aos ecossistemas, à economia, aos ecos da nossa e de muitas vozes que se cruzam nas redes em busca de mais reconhecimento, mais afeto e mais conhecimento (afinal, trata-se de re-conhecimento).

Como as empresas que precisam sobreviver num mundo em rede vão transformar o marketing, a inovação, seus modelos de negócios e de financiamento para participar de forma criativa e sustentável dessa dinâmica entre egos e ecos?

O egoísmo tem futuro? Os negócios sociais serão cada vez mais lucrativos e sustentáveis? O Estado é um grande ego? Redes funcionam como ecosistemas biopolíticos? Como as novas mídias e a cultura digital afetam todas as cadeias produtivas? Qual os impactos da internet das coisas na engenharia de produção de produtos, serviços e conhecimentos? Os ícones digitais são uma fronteira da convergência entre egos e ecos?


                                Gerd Leonhard, Gilson Schwartz,  Mauricio Oliveira: Obrigado mestres



Qual a relação entre economia verde, inovação tecnológica e novas mídias?

Rumo ao futuro sustentável pela economia criativa com Gerd Leonhard.
Futurista, autor de 5 livros, Keynote Speaker e fundador do GreenFuturists.com. Seu expertise vem da área da música. Em 1985 foi premiado com o "Quincy Jones Award" do Berklee College. Após 10 anos atuando como músico profissional, Gerd tornou-se umempreendedor de mídia digital e CEO de uma start-up de internet.

Suas apresentações e discursos são reconhecidos por seu impacto, por provocarem e serem ao mesmo tempo inspiradores. Com mais de 1.300 convites em 43 países desde 2003, Gerd tem alcançado mais de 200.000 executivos e profissionais.

Gilson Schwartz
Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA-USP)
Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades(FFLCH-USP)
Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento.





Nenhum comentário: