29 de dez. de 2008

Grupo Mundo Cultural apresenta Projeto Caiçara de Gestão Audio Visual

O PROJETO CAIÇARA DE GESTÃO AUDIO VISUAL - 2009 foi apresentado na ECA - USP pelo Diretor de Comunicações Mauricio Oliveira. "Estamos trabalhando para dar inicio a este grande projeto, acreditamos numa proposta para fortalecer a Cultura e o Turismo da Baixada Santista e Vale do Ribeira"

Leia abaixo na integra a matéria sobre o evento, publicada no Second Life, último segundo IG
Por Renata Honorato

Cidade do Conhecimento, parceria entre iG e USP, apresenta projetos neste sábado

Acontece neste sábado, dia 6, na Escola de Comunicação e Artes da USP, em São Paulo, a apresentação dos 15 pré projetos, fruto do programa GeMA, iniciativa do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, que trabalha ao lado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP.


No evento solene será divulgado também um curso de extensão, parceria da Cidade do Conhecimento com a Comissão Europeia. O programa GeMA começou no segundo semestre deste ano com um grupo de 150 participantes que, ao longo da 1º etapa, desenvolveram 15 pré projetos. Todos abordaram temas diversos, mas tinham em comum o conceito da hibridização midiática.

Durante o programa os envolvidos foram orientados por especialistas e induzidos a formatarem um projeto que deve ser finalizado ao longo do curso de extensão, que acontece a partir de 2009.
A incubadora auxiliará os participantes na aproximação com empresas, organizações da sociedade civil e entidades públicas, a fim de desenvolver lideranças no que diz respeito a mundos virtuais e conteúdos digitais.

Os projetos abrangem diferentes plataformas, como TV, internet, celular etc, e mundos virtuais, como é o caso do Second Life. A USP tem alimentado um site com diversas informações acerca do grupo de pesquisa, programa e iniciativas que contemplam parcerias entre o Brasil e órgãos internacionais.

O evento de apresentação e que marca o final da 1º etapa do GeMA contará com a presença de importantes nomes do mercado de mídias digitais. Entre os convidados está o jornalista, professor e doutor em Ciências da Comunicação Caio Túlio, presidente do iG e responsável pela parceria da empresa com a USP e KAIZEN na concepção da Cidade do Conhecimento.
Toda a programação do encontro na ECA será transmitida na ilha da Cidade do Conhecimento, no Second Life, a partir das 07h00.

Veja abaixo a lista dos projetos e os respectivos responsáveis:

1. Projeto: Laboratório de Emancipação Digital-
Santo André (LED_ST.ANDRÉ)

1.1 Projeto Caiçara de Gestão Audiovisual
Lider: Mauricio Elias de Oliveira - Grupo Mundo Cultural - 2009

São Paulo (LED_SP)
Líder: Luma Reis

2. Projeto: Aids: Amor e Humor, Secretaria da Saúde, PMSPLíder: Pedro Malavolta

3. Projeto:. Cidade dos Sonhos, Cidade dos PesadelosCriação de histórias e roteiros.Líder: Sandra Mota, Paula Carolei

4. Projeto: Caça-TalentosCentro de informática profissionalizante do MNCRLíderes: Eni Leide

5. Projeto: Auto-Formação Local em Bairro-Escola e Arranjos Criativos LocaisCidade Escola AprendizLíder: Cássia Gisele

6. Projeto: Conexões HumanasInstituto VozLíder: Gulilherme Marin

7. Projeto:Grafiti com pipocaLíder: Gerônimo

8. Projeto: R.ecri(s)eLíder: Otávio, R.epense

9. Projeto: Boca@BocaLíder: Fernando Capeletto

10. Projeto: Voz do MotoboyLíder: Luiz e Tutu

11. Projeto: Pro-Ideal (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Espanha e Inglaterra)Líder: Gilson Schwartz, André Leme Fleury

12. Projeto: Network Culture Project, USC, Anneberg-Los AngelesLíder: Gilson Schwartz

13. Projeto: Portal Internet PolíticaLíder: Pedro Campos – Remote Participatio HUB, IGF 2008

20 de dez. de 2008

Conflito 16 e Documentário Santa Fé são exibidos em uma noite de homenagens no Cine Roxy

Grupo Mundo Cultural recebe 130 convidados em uma homenagem as pessoas que apóiam a democratização do acesso ao cinema para o desenvolvimento sócio cultural


Terça -feira 9 de dezembro de 2008. Poderia ser mais uma noite comum na agenda do município de São Vicente, mas não foi. O Cine Roxy no Shopping Brisamar foi palco do último evento anual, do Projeto Cinema Digital em Movimento. Uma iniciativa do Grupo Mundo Cultural que no ano de 2008, executou a oficina em parceria com o projeto ARTE no CAMP - SV, patrocinado pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.



Os adolescentes pela primeira vez puderam assistir numa grande sala, o curta Conflito 16, produzido pelo projeto. "Nunca imaginei que poderia ver a minha idéia projetada numa tela de cinema", relata a roteirista e diretora Hanna Pereira, 16 anos.

Vanessa Medeiros a mestre de cerimônia, iluminou a noite transbordando charme e brilhantismo. Logo após a interpretação do Rap: Eu tenho Fé, dos rappers Premonição’Mcs, ela deu inicio a cerimônia “Esta noite nós vamos exibir o esforço de um Grupo de pessoas que respiram cinema, dedicam grande parte do seu tempo apoiando, produzindo e promovendo o cinema para o desenvolvimento sócio cultural. Esse evento não existiria se não fosse pela nobre causa das pessoas que serão homenageadas nesta noite”.Vanessa Medeiros

Entre os homenageados, estavam o coordenador do Camará, João Carlos da Franca representando o CMDCA - Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente. Oswaldo da Cruz representando o CAMP-SV, “por acreditarem no projeto e apoiarem a iniciativa inédita em São Vicente” explica o diretor de comunicações do Mundo Cultural, Mauricio Oliveira. Toninho Campos diretor do Cine Roxy, também recebeu uma placa de Honra ao Mérito por seu pioneirismo, e os diretores do festival de curtas metragens de Santos, Toninho Dantas e Ricardo Wasconcelos, pelo novo movimento da produção áudio visual em Santos. No cinema, representantes e jovens membros de várias entidades, JIP, JEPON, CAMPS, CAMARÁ e também do Conselho da Juventude de São Vicente. “É importante á presença da garotada, e dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de ações que apóiam a Fé e o Conhecimento”, explica Danilo Tavares do Grupo Mundo Cultural.

Hanna Pereira e João Carlos Vice Presidente do CMDCA

De acordo com Alessandro Cruz, do Grupo Mundo Cultural a estética do evento foi de total des-construção, portanto foi exibido primeiro o Curta – metragem “Conflito 16” em seguida o making off . “Quando falamos curta metragem, logo se pensa é um filme curto, não deve dar trabalho, é fácil fazer. Mas como se vê no making-off não é bem assim”, explica.

Antes da exibição do Documentário Etnográfico Santa Fé, o diretor de comunicações do Grupo Mundo Cultural Mauricio Oliveira fez o discurso de encerramento. Leia abaixo na integra...

Defendemos a educação como uma efetiva e imprescindível forma de inclusão social.

Para nós do Grupo Mundo Cultural a Fé e o Conhecimento ainda são os bens mais importantes para o indivíduo e a sociedade.

Santa Fé foi produzido pelo Grupo Mundo Cultural em 2006, lançado em 2007 e vem se colocando como uma referencia Caiçara de documentário etnográfico, já foi exibido em diversos estados, mas o principal de tudo, é que ele foi feito com intuito de mostrar não só a renovação da Fé através do catolicismo, mas também mostrar a possibilidade da preservação da cultura caiçara através do documentário.

É preciso encontrar novas formas de avaliar, pesquisar e propor modelos de comunicação que ajudem na informação ambiental e na melhoria das relações entre a sociedade e a natureza.

Existem diversas áreas do conhecimento que podem colaborar para um melhor relacionamento da sociedade com o Meio Ambiente.

É necessário o estimulo para formação de pesquisadores que atuem na formação de jovens e incentive a produção cientifica e a elaboração de produtos de comunicação condizentes com a necessidade de desenvolvimento integrado. De forma que o ser humano e a natureza, possam conviver em harmonia.

Nós entendemos que projetos de formação de olhar como esse, podem levar o jovem a refletir sobre como pode contribuir para melhoria desse necessário relacionamento entre sociedade e meio- ambiente.

Costumo dizer, que o mundo do cinema é o campo, e apresentá-lo a quem busca beber da fonte, é nosso ofício. A proposta é unir forças. Satisfazer cada vez mais as curiosidades mútuas, estabelecendo um contato do indivíduo com o cenário cultural da baixada.

Espero que gostem do nosso trabalho, fiquem com o documentário etnográfico Santa Fé, tenham uma boa sessão


Mauricio Oliveira

Grupo Mundo Cultural


5 de dez. de 2008

Mundo Cultural exibe documentário etnográfico "Santa Fé", e curta metragem "Conflito 16" no Cine Roxy, em São Vicente

Imprima o convite

Após exibir o dóc, Santa Fé na Mostra Internacional do Filme Etnográfico no Rio, o Grupo Mundo Cultural exibirá o filme em uma noite dedicada a produção audiovisual da baixada, O evento será nesta terça-feira dia 9 de dezembro as 19h00 no cine Roxy em São Vicente. O "Grupo" exibirá sua maior produção o documentário "Santa Fé" e o curta metragem "Conflito 16" , roteirizado pela jovem Hanna Pereira.

O Doc conta a história da Festa de agosto, realizada em Iguape, um dos maiores acontecimentos da religiosidade popular e da cultura caiçara no estado de São Paulo. A exibição do curta "Conflito 16", tem grande importância para garotada do projeto Arte no CAMP, será a primeira vez na grande tela, produzido na oficina de cinema digital do projeto arte no CAMP-SV, o trabalho foi coordenado pela equipe de profissionais do Mundo Cultural que idealizou a oficina, e buscou a parceria do CAMP.

A noite promete, com espaço para homenagens. "Faremos uma singela premiação aos incentivadores da sétima arte na baixada santista", ressalta Mauricio Oliveira diretor de comunicações do Grupo Mundo Cultural. "As imagens falam pelo Grupo, cultivar o trabalho e a arte é mais do que necessário para o desenvolvimento cultural da população jovem de São Vicente", conclui. A entrada é franca. Entre os homenageados, estão Toninho Dantas e Ricardo Wasconcelos, curadores do Festival Curta Santos e Toninho Campos, Diretor do Cine Roxy.

A oficina de cinema digital do projeto Arte no CAMPS
exibirá o curta-metragem "Conflito 16" e mackig off

Os jovens participantes do projeto após passarem por um longo processo de aprendizado definiram seu primeiro roteiro. "Conflito 16" aborda o dia-dia dos adolescentes em seu principal meio ambiente, ou seja, a escola, a casa e a rua. Levando para tela o pacote completo: rótulos, preconceitos, diálogos com a família, e a descoberta dos sentimentos. As cenas foram rodadas na cidade de São Vicente utilizando espaços públicos, praças, pistas de skate, a praia e até mesmo uma escola.

O curta-metragem é inteiramente produzido pelos integrantes do projeto, que estão apenas em seu primeiro ano. A garotada promete, é o primeiro trabalho de vários.

A Oficina de Cinema Digital esta sendo executada numa parceria do Grupo Mundo Cultural junto ao Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente através do projeto Arte no CAMPS – O projeto está no seu 1º ano de existência e oferece capacitação audiovisual aos jovens assistidos.

O curso tem duração de 1 ano, onde os integrantes recebem noções de produção, roteiro, operação de câmera, linguagem audiovisual, fotografia, operação de áudio, edição, finalização e divulgação do trabalho.

Parcerias - O projeto Arte no CAMPS é uma realização em parceria com o Grupo Mundo Cultural, e que no ano de 2008 conta com patrocínio do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


9 de nov. de 2008

Documentário Santa Fé está na 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico

O documentário “Santa Fé”, produzido pelo Grupo Mundo Cultural, foi selecionado para participar da 13ª edição da Mostra Internacional do Filme Etnográfico. O festival acontece entre os dias 12 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A produção realizada por profissionais da Baixada Santista será exibida na Caixa Cultural, localizada no centro da capital carioca, a partir das 18 horas.

"Santa Fé" mostra a cidade de Iguape, litoral sul de São Paulo, no período da Festa do Bom Jesus, uma tradição caiçara e religiosa. Durante 10 dias a cidade recebe mais de 150 mil romeiros. O documentário, dirigido por Alessandro Cruz, registra a agitada festa através de paralelos entre a história da cidade e os universos de seus habitantes: historiadores, romeiros, comerciantes, e outros que traduzem o jeito de ser dessa cidade de cultura caiçara.

Legendagem

O Mundo Cultural enfrentou dificuldades para se inscrever no festival, por conta da demora na divulgação das obras selecionadas. Uma das exigências para inclusão no programa, era a legendagem em pelo menos uma língua estrangeira. "Fizemos uma parceria com o mestrando em comunicação audiovisual, Pedro Campos, que coordenou a equipe de tradução e legenda”, informa o responsável pela coordenação de projetos e pelo Departamento de Comunicações, Mauricio Oliveira. Marcus Dunne, aluno de Letras da USP, realizou a tradução do filme em inglês. O aluno da Poli, graduando em Engenharia Eletrônica, Fernando Capeletto, foi responsavél pela legendagem do documentário.

Criado em junho de 2003 para estimular a produção artística na Região Metropolitana da Baixada Santista, o Mundo Cultural também recebeu outra boa notícia recentemente. O grupo foi inserido no GEMA - Projeto de Gestão de Mídias Aúdio-visuais para desenvolvimento local - Cidade do Conhecimento - USP.

Matéria publicada na edição 179 do jornal Metrópole

Da redaçãoredacao@metropoleonline.com.br

http://www.metropoleonline.com.br/layout/layout2.php?cdConteudo=7768&codigo=10

MOSTRA DO FILME ETNOGRÁFICO EXIBE 116 FILMES DE 18 PAÍSES DE GRAÇA

Começa nesta quarta, a 11ª edição da Mostra do Filme Etnográfico, que traz 116 documentários de 18 países para o Rio. Os filmes serão exibidos gratuitamente no Odeon BR, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Espaço Museu da República, no Sesc-Flamengo, no Memorial Getúlio Vargas e na Caixa Cultural. Confira programação no site do evento.

“O filme etnográfico é um segmento do gênero documental marcado, pelo desejo de mostrar que existem diversas possibilidades de olhar. Ele representa o interesse pela diversidade de culturas e, sobretudo, pela maneira de olhar para essa diversidade”, explica Patrícia Monte-Mór, antropóloga e curadora do festival.

A abertura da mostra, que acontece nesta quarta-feira, às 19h, no Odeon BR, fica por conta do longa “Musafir”, dirigido por Pierre-Yves Perez e Cédric Dupire, sobre música indiana. Os cineastas estarão presentes na exibição.

Na seleção brasileira do evento, alguns destaques são: “Navegar a Amazônia”, de Jorge Bodanzki e Evaldo Mocazel, “Nenhum motivo explica a guerra”, de Carlos Diegues e Rafael Dragaud, “Acidente”, de Cao Guimarães, “Morro da Conceição”, de Cristiana Grumbach, e “Multiplicadores”, de Renato Martins e Lula Carvalho. As exibições serão seguidas de debates com os realizadores.

http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,AA1343426-7086,00.html

5 de nov. de 2008

Documentário Santa Fé esta na 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico

O Grupo enfrentou dificuldades para produzir a legendagem no prazo de uma semana. Com esse objetivo, procurou a Cidade do Conhecimento - USP, e através do Professor Gilson Schwartz do Depto. de Cinema, Rádio e TV, dentro GEMA - Programa de Gestão de Midias Audio Visuais para o desenvolvimento local. Conheceu novos talentos, empreendedores com objetivos em comum, gestão audio visual.

Santa Fé após ser projetado recentemente na Mostra Caiçara, dentro do festival já reconhecido, nacionalmente Curta Santos, continua com vontade. A Equipe de cineastas do Grupo Mundo Cultural, não estagnou. Muito pelo contrário o documentário foi inscrito e selecionado pela Mostra Internacional do filme Etnográfico, no Rio de Janeiro.

Será exibido na ampla programação que conta com trabalhos e diretores renomados, inclusive internacionalmente. Dia 13 de novembro quinta-feira a exibição será na CAIXA CULTURAL, ás 18h00. Localizada na Avenida Almirante Barroso , nº25 no Centro do Rio de Janeiro.

O Grupo enfrentou dificuldades, a seleção demorou para ser divulgada, apenas no dia 29 de outubro, e uma das exigências para inclusão no programa, era a legendagem em pelo menos uma língua estrangeira. Explica o diretor de fotografia Danilo Tavares. "O que direcionou a execução em tempo recorde, para produção de legendas".

Um desafio, para o responsável pela coordenação de projetos, e pelo Departamento de Comunicações, Mauricio Oliveira. "Com o maior prazer do MUNDO, estou em campo.

Em parceria com o mestrando em comunicação áudio visual, Pedro Campos que coordenou a equipe de tradução e legenda . Conseguimos realizar o trabalho, relata o roteirista e diretor Alessandro Cruz. "Interessados em ampliar, e construir uma sólida plataforma de desenvolvimento em gestão audio visual, estamos trabalhando" , ressalta.

Marcus Dunne aluno de Letras da USP, realizou a tradução do filme em inglês. O aluno da Poli, graduando em Engenheria Eletrônica, Fernando Cappeleto, foi responsavél pela legendagem do documentário Etnográfico - Santa Fé.

O Grupo Mundo Cultural, sempre plantando boas sementes e colhendo bons frutos, agora esta dentro do GEMA - Projeto de Gestão de Midias Audio Visuais para desenvolvimento local - Cidade do Conhecimento - USP. Rumo ao Rio de Janeiro, cidade maravilhosa.

A caravana não para, Mauricio Oliveira, Grupo Mundo Cultural, GEMA, Cidade do Conhecimento USP

17 de set. de 2008

Jornalismo audiovisual da baixada é premiado

Unimonte é a instituição mais premiada do País no Intercom 2008


Trabalhos com foco social colocam três estudantes da faculdade santista como os melhores de suas categorias no principal congresso de Ciências da Comunicação do Brasil.

Um resultado para dar orgulho à Baixada Santista. Três estudantes de Santos, de cursos de Comunicação Social da Unimonte, ganharam o prêmio máximo no principal congresso de Ciências da Comunicação do Brasil, o Intercom. A edição 2008 do tradicional evento foi realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte (RN), entre 2 e 6 de setembro.

Os primeiros lugares foram obtidos pelos universitários Mauricio Elias de Oliveira, de Jornalismo, Nelson Luiz Alves de Santana, de Publicidade e Propaganda, e Gabriella Rodrigues Pereira Cappelini, de Rádio e TV. Todos elaboraram obras com cunho estritamente social. Com a conquista de seus alunos, a Unimonte terminou o Intercom 2008 como a 2ª instituição mais premiada do País. O primeiro lugar ficou com a Universidade Potiguar (UnP).

Mauricio venceu na categoria Jornalismo Audiovisual. Ele apresentou o trabalho ‘Por Dentro de uma Oficina de Vídeo: Educomunicação e Audiovisual’, em que destaca a importância de oficinas de produção audiovisual, como Kinoforum e Querô, dentro do contexto da Comunicação Social, sobretudo quando direcionada a jovens que não têm oportunidade de estreitar o contato com o conhecimento científico. Mauricio, que se graduou em Jornalismo no ano passado, buscou revelar como oficinas de vídeo conseguem se destacar ao levantar a bandeira da responsabilidade social, dando a chance para que garotos e garotas tenham acesso à tecnologia, à informação e, conseqüentemente, ao conhecimento.

Já a vitória de Nelson Santana veio na categoria Publicidade e Propaganda Institucional, com a produção ‘AACD – Juninho Luta de Verdade’. Nela, o universitário, que atualmente está no 4º ano da faculdade, elaborou uma peça publicitária para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em que realça como guerreira a figura de um jovem portador de necessidade especial empunhando uma espada, contrapondo o senso comum de brincadeira existente na imagem para a maioria das crianças.

Completando as conquistas, Gabriela Cappelini levou a melhor na categoria Audiovisual Rádio com a produção ‘Radionovela com deficientes visuais’, obra que visou ao resgate da cultura radiofônica e à promoção de entretenimento a portadores de deficiências visuais. Gabriela, que formou-se no ano passado, desenvolveu seu trabalho no Lar das Moças Cegas de Santos e contou com a atuação dos próprios alunos da entidade como atores.

A disputa realizada no Intercom faz parte de uma espécie de concurso chamado Expocom (Jornada da Pesquisa Experimental em Comunicação) em que estudantes inscrevem trabalhos acadêmicos e disputam a premiação final em diversas categorias.

A conquista dos três estudantes da Unimonte começou antes da disputa ocorrida em Natal. Para chegar ao Intercom 2008, todos precisaram ter êxito na etapa regional (Sudeste) para se classificarem à fase nacional.

Wellido Teles

Jornalista - MTb 45.308

Marcorp

wellido@unimonte.br


9 de set. de 2008

Viva a Educomunicação

Olá, para todos

Obrigado! Querida professora Arylce, Adelto e Chrystiane

Cada detalhe, parece fácil, não? Foi muita energia mesmo. A nossa Instituição O Centro Universitário Monte Serrat representada pelo seu corpo docente, e acadêmicos de comunicação não precisam mais do super incentivo a pesquisa cientifica. Nós somos a segunda Escola de Comunicação mais premiada na atual edição do Congresso. Isso em consideradas categorias de extrema importância. Portanto meus caríssimos colegas arregacem as mangas, o Brasil precisa de você, a baixada santista precisa de vocês.

Em Natal entrei pela porta da frente da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mais ainda, conheci jovens Jornalistas de todo o pais: Pernambuco, Campina Grande, João Pessoa, Roraima, Palmas, São Paulo, Bahia e até do Paraná, os curitibanos que por sinal receberam a missão de sediar o próximo EXPOCON - 2009. Entre todos estavam os nossos anfitriões, os Potiguas preocupados com a colhida das comitivas, pode parecer "Clichê", mas uma coisa era comum entre todos, responsabilidade social. De lá, sai com a cabeça erguida, e uma tremenda ressaca.

Depois de alguns projetos QUE HONRADO INTEGREI durante meus quatro anos de graduação encerro essa reflexão indo um pouquinho mais além "a fé e o conhecimento, ainda são os bens mais importantes para o endivido e a sociedade". Somente com o trabalho de pesquisa cientifica, será possível utilizarmos as novas tecnologias para uma interação pró-ativa, rumo ao desenvolvimento humano coletivo, e de fato cristalizar o pensamento construtivista. Amanhã não serão mais três caiçaras, e sim três mil cientistas.

"Nunca almejei ficar, rico e famoso, apenas fui fazendo o que gosto" explica Éder Augusto no vídeo documentário. Acho bem por aí, esse é o caminho.

Farei uso das palavras do filósofo Confúcio: "Tudo que cresce permanece"...

AVANTE A CARAVANA NÃO PARA...

Trabalho, saúde e amor...

... a todos... os sonhadores acadêmicos da

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E ARTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT

Mauricio Oliveira

29 de ago. de 2008

Universitários santistas concorrem a prêmio nacional no EXPOCOM

Três estudantes da Unimonte da área de Comunicação estarão representando a Baixada Santista no evento


Três universitários santistas, estudantes de cursos da área de Comunicação Social da Unimonte, estão de malas prontas para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte/ RN. Na bagagem, levam a esperança de conquistar um prêmio de destaque nacional no principal evento de ciências da comunicação de todo o País: o Expocom 2008 (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação).

A viagem está marcada para esta segunda-feira (1º de setembro). As apresentações ocorrem entre 2 e 6 de setembro em quatro instituições potiguares: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Potiguar, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e FATERN Gama Filho.

Para conseguirem a chance de representar a Baixada Santista e o estado de São Paulo na Expocom 2008, Mauricio Elias de Oliveira, Nelson Luiz Alves de Santana e Gabriella Rodrigues Pereira Cappelini, tiveram que passar pela seletiva estadual, o Expocom Regionais, realizado em maio, no Mackenzie.

Mauricio Oliveira, do curso de Jornalismo da Unimonte, obteve o primeiro lugar na categoria Jornalismo Audiovisual, com o trabalho 'Por dentro de uma oficina de vídeo: educomunicação e audiovisual'. Já Nelson Luiz, do curso de Publicidade e Propaganda, faturou a melhor colocação na categoria Publicidade e Propaganda Institucional, com a produção 'AACD – Juninho Luta de Verdade'. E Gabriella Cappelini, do curso de Rádio e TV, com o trabalho 'Radionovela com deficientes visuais'.

"Para nós foi um orgulho imenso conquistar estes prêmios e ver a qualidade de nossos alunos e dos profissionais que estão sendo lapidados. Foi uma pequena mostra do talento e qualidade dos universitários da Baixada Santista", enfatizam as professoras Raquel Pellegrini, Renata Alcalde e Chrystianne Leite, coordenadoras dos cursos de Comunicação Social da Unimonte.

Todas lembram, ainda, que os trabalhos vencedores têm uma característica em especial. "São três produções que possuem em comum, além do talento e capacidade dos alunos, o perfil da preocupação com a cidadania e o papel social desses futuros comunicadores", completam.

Wellido Teles
Jornalista - MTb 45.308
Marcorp

21 de mai. de 2008

Vídeo-reportagem sobre educomunicação ganha prêmio Expocom

A vídeo-reportagem “Por dentro de uma oficina de vídeo”, de Maurício Oliveira, jornalista recém-formado pela Faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos-SP, foi classificada em primeiro lugar na categoria Jornalismo Audiovisual da região Sudeste do Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) do Intercom 2008 (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação), disputado dia 8 de maio de 2008, na Universidade Mackenzie, em São Paulo.

De acordo com Oliveira, a experiência de exibir um documentário no auditório da Mackenzie foi única em sua carreira até agora. “O importante foi representar a minha turma e a Faculdade, mostrar a uma banca de renomados professores a qualidade do nosso jornalismo”, disse. “Aos colegas, tive a chance de apresentar um jornalismo com a educação e o adolescente em pauta”, diz.

“O vídeo é sobre oficinas teóricas e práticas de audiovisual que se propõem a produzir filmes de curta-metragem e documentários em formato digital, procurando resgatar e suscitar interesse pela história e cultura local”, explica o autor. Segundo ele, outro objetivo foi mostrar que, com poucos recursos, é possível concluir uma ação de ingresso no mundo científico. “O documentário procura mostrar que jovens hoje sem recursos e perspectivas podem ter acesso à tecnologia do cinema digital”, diz.

Proprietário do Grupo Mundo Cultural, uma produtora de vídeo-reportagens e vídeo-documentários, Oliveira diz ainda que, com o seu trabalho, tentou mostrar “como a educomunicação audiovisual pode formar olhares adolescentes menos alienados pela televisão, tornando-os mais críticos e objetivos na busca do conhecimento científico”.

Mostrar como funciona uma oficina de vídeo por detrás das câmeras foi o objetivo do vídeo-documentário produzido pelo jornalista Maurício Oliveira, que teve a orientação da jornalista e professora Cristianne Leite, da disciplina Telejornalismo, e do professor e jornalista Adelto Gonçalves, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).


Para fazer o trabalho, Oliveira desenvolveu um projeto de pesquisa e acompanhou produtores, instrutores, cinegrafistas, editores e todos os que cooperam no trabalho das oficinas de vídeo Querô e nas oficinas Kinoforum, registrando tudo com uma câmera digital.

As oficinas Querô, que levam o título do filme de longa-metragem dirigido por Carlos Cortez e baseado em livro do teatrólogo Plínio Marcos (1935-1999), são o resultado de um processo que surgiu na preparação do elenco com 40 jovens das comunidades carentes e periféricas da Baixada Santista. Já as oficinas Kinoforum estão em atividade desde 2001 e trabalharam a temática do cinema com mais de 600 jovens em diversas regiões do Estado de São Paulo, inclusive em Santos.

A coordenadora do curso de Jornalismo da Unimonte, professora Arylce Tomaz, destacou que a Faculdade de Comunicação Social foi a única escola de comunicação da região Sudeste que obteve três primeiros lugares no Intercom 2008, “o mais importante evento de estudos da comunicação do Brasil”. Segundo ela, os seus alunos competiram com os melhores estudantes das melhores faculdades da região mais importante do País e obtiveram a primeira colocação. “Isso é só para os bons”, ressaltou.