25 de mar. de 2011

NESTA SEXTA (25/03), É A VEZ DO PARQUE BITARU RECEBER A 2ª RODADA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Encontros começaram na última segunda-feira, na Vila Margarida. População marcou presença e participou efetivamente

A população vicentina está novamente convidada a comparecer e ajudar a resolver questões das diversas regiões de São Vicente. Nesta sexta-feira (25/03), a segunda audiência pública discutirá as ações na denominada região B, que corresponde ao bairro Parque Bitaru. A segunda audiência pública de 2011 será realizada na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1.195 – Parque Bitaru), a partir das 19 horas.

A primeira rodada das audiências, realizada em 2009, resultou num investimento de mais de R$ 18 milhões em obras como, por exemplo, a iluminação da orla do Itararé; construção de um Centro Educacional e Recreativo (CER) no Japuí; a instalação de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no Jóquei; a iluminação ao longo da Linha Amarela, entre outras.

O secretário de Planejamento e Gestão Orçamentária, Emerson dos Santos, informou que as audiências deste ano já começam com a garantia do investimento mínimo de R$ 5,7 milhões. “O prefeito Tercio Garcia nos deu um estímulo reservando recursos e ainda transformará em lei esta sistemática de orçamento participativo. Será uma herança positiva que os próximos prefeitos terão que cumprir a lei, garantindo ao povo o poder de decidir onde investir os recursos públicos”.

Primeira audiência pública - A primeira audiência, que correspondia a região A (Vila Margarida, Saquaré e México 70), foi realizada na EMEF Lúcio Martins Rodrigues na última segunda-feira (21/03), e terminou com um balanço positivo. Cerca de 200 munícipes estavam presentes.
Na sala da audiência, foi colocada uma urna para serem depositadas cédulas com reivindicações, que serão respondidas por correio ou e-mail a cada munícipe. Foram escolhidos 14 representantes da comunidade, número proporcional ao de participantes. Ao fim da audiência, os todos puderam votar em uma lista de 18 prioridades formulada pela Prefeitura. As três mais votadas foram: Saúde, com 80 votos, Educação, com 47 votos e Áreas de Lazer, com 31 votos.

Delegados - Nesta segunda rodada de audiências, de 21 de março a 24 de maio, serão eleitos também os delegados da comunidade que formarão um conselho para atuar em parceria com uma comissão de viabilidade técnica da Prefeitura. “Assim, diante dos recursos disponíveis, os moradores vão decidir que obra fazer e que obra adiar em determinado bairro, dividindo com o Poder Público a tarefa de escolher diante das possibilidades reais do Município”, explicou o secretário Emerson Santos, lembrando que as decisões vão orientar a aplicação de mais de 50% dos recursos disponíveis para investimento na Cidade.

Nenhum comentário: