6 de nov. de 2012

Conselho Municipal de Politica Cultural de São Vicente elege sua mesa diretora

                                         cine 3D eleição da mesa diretora do Conselho Cultura

          O Conselho de Politicas culturais de São Vicente, realizou nesta última segunda-feira (05) no Cine 3D, as eleições internas para eleger a mesa diretora ou presidência do Conselho, quase 30 conselheiros estiveram presentes entre titulares e suplentes confirmando kórum para votação. 
          A disputa foi acirrada até o último voto, após a 2ª chamada 17 representantes estavam aptos a votar, com 9 votos a favor Mauricio Oliveira assume a presidencia,  Anguair Gomes teve 8 votos é o vice- presidente, João Carlos Estógio o 1ªsecretáriio, Debora Maria Pereira de Oliveira Silva a 2ºsecretária, Danilo Tavares o 1º tesoureiro e Fernando Rino como 2º tesoureiro. Essa composição tomou posse de suas funções e atuará pelos próximos 2 anos podendo ser reeleita.                                                        
        Criado pela Lei 2912-A, o CMPC Conselho Muncipal de Politica Cultural de São Vicente é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, é integrante da estrutura básica da secretaria de Cultura, com composição paritária entre Poder Público e a Sociedade Civil, de caráter permanente na estrutura do Sistema Nacional de Cultura. Composto por 26 membros: 13 representantes do poder público e 13 da sociedade civil.
        “A criação do Conselho é a primeira etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Fundo Municipal de Cultura que será completado com a elaboração do Plano Municipal de Cultura e a Lei Municipal de Incentivo a Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que São Vicente tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura”. 
                                   Mauricio Oliveira  assinando  livro  ata num  ato  tomando posse

 O presidente eleito do conselho é Coordenador Técnico em Cultura e representante da cadeira de Ciência e Tecnologia, Mauricio Oliveira, falou sobre o papel dos conselheiros de mobilizar e organizar seus seguimentos, a criação e adequação de projetos culturais para o fortalecimento do Conselho e dos seguimentos culturais, o acompanhamento da produção destes, além de acompanhar a abertura de editais voltados à cultura e a economia criativa.

                                         Anguair,Rino, Danilo, Estógio, Mauricio e Debora 

“Chegamos ao fim de um processo democrático que teve inicio no 3º Fórum de Cultura e eleição do Conselho no dia 9 de setembro, o mais importante é que tudo aconteceu antes das eleições municipais, o Conselho de Politica Cultural é uma conquista da Sociedade Civil, e vai além o CMPC é um instrumento de garantia de direitos ao acesso e aos bens culturais”, ressaltou Mauricio.

 De acordo com todo o colegiado, o Conselho terá um papel ainda mais importante a partir de agora, já que vão ocorrer mudanças políticas para que o Município se enquadre no Plano Nacional de Cultura - PNC, voltado para promoção da diversidade cultural brasileira.

 Dentre as atribuições do CMPC estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo Municipal na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a Cultura Vicentina, entre outras ações.                                                                               

Segundo Mauricio, existem boatos sobre a junção da Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Turismo o que poderá ser um retrocesso, temos muito trabalho pela frente, o prazo final para a inclusão do Municipio no SNC - Sistema Nacional de Cultura é até o fim da 1ª quinzena de dezembro desse ano, o Fundo Municipal de Cultura foi criado em 2009 sendo imcorporado a atual gestão do Conselho.

 “Estamos trabalhando muito, contamos nesse processo com a ajuda dos profissionais da SECULT,  Lua Marina Topp, Tatiane Cantadori de Almeida, José Roberto Marx e Diego Spósito. Aos 45 minutos do segundo tempo obtemos exito, e até o fim do ano estaremos fazendo assembleias tanto para incluir São Vicente ao SNC – Sistema Nacional de Cultura quanto para planejarmos as ações para o próximo ano que coincidem com a chegada do novo secretario de cultura e inicio de um novo governo ”. 

Nenhum comentário: