9 de nov. de 2008

Documentário Santa Fé está na 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico

O documentário “Santa Fé”, produzido pelo Grupo Mundo Cultural, foi selecionado para participar da 13ª edição da Mostra Internacional do Filme Etnográfico. O festival acontece entre os dias 12 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A produção realizada por profissionais da Baixada Santista será exibida na Caixa Cultural, localizada no centro da capital carioca, a partir das 18 horas.

"Santa Fé" mostra a cidade de Iguape, litoral sul de São Paulo, no período da Festa do Bom Jesus, uma tradição caiçara e religiosa. Durante 10 dias a cidade recebe mais de 150 mil romeiros. O documentário, dirigido por Alessandro Cruz, registra a agitada festa através de paralelos entre a história da cidade e os universos de seus habitantes: historiadores, romeiros, comerciantes, e outros que traduzem o jeito de ser dessa cidade de cultura caiçara.

Legendagem

O Mundo Cultural enfrentou dificuldades para se inscrever no festival, por conta da demora na divulgação das obras selecionadas. Uma das exigências para inclusão no programa, era a legendagem em pelo menos uma língua estrangeira. "Fizemos uma parceria com o mestrando em comunicação audiovisual, Pedro Campos, que coordenou a equipe de tradução e legenda”, informa o responsável pela coordenação de projetos e pelo Departamento de Comunicações, Mauricio Oliveira. Marcus Dunne, aluno de Letras da USP, realizou a tradução do filme em inglês. O aluno da Poli, graduando em Engenharia Eletrônica, Fernando Capeletto, foi responsavél pela legendagem do documentário.

Criado em junho de 2003 para estimular a produção artística na Região Metropolitana da Baixada Santista, o Mundo Cultural também recebeu outra boa notícia recentemente. O grupo foi inserido no GEMA - Projeto de Gestão de Mídias Aúdio-visuais para desenvolvimento local - Cidade do Conhecimento - USP.

Matéria publicada na edição 179 do jornal Metrópole

Da redaçãoredacao@metropoleonline.com.br

http://www.metropoleonline.com.br/layout/layout2.php?cdConteudo=7768&codigo=10

Nenhum comentário: