9 de nov. de 2008

MOSTRA DO FILME ETNOGRÁFICO EXIBE 116 FILMES DE 18 PAÍSES DE GRAÇA

Começa nesta quarta, a 11ª edição da Mostra do Filme Etnográfico, que traz 116 documentários de 18 países para o Rio. Os filmes serão exibidos gratuitamente no Odeon BR, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Espaço Museu da República, no Sesc-Flamengo, no Memorial Getúlio Vargas e na Caixa Cultural. Confira programação no site do evento.

“O filme etnográfico é um segmento do gênero documental marcado, pelo desejo de mostrar que existem diversas possibilidades de olhar. Ele representa o interesse pela diversidade de culturas e, sobretudo, pela maneira de olhar para essa diversidade”, explica Patrícia Monte-Mór, antropóloga e curadora do festival.

A abertura da mostra, que acontece nesta quarta-feira, às 19h, no Odeon BR, fica por conta do longa “Musafir”, dirigido por Pierre-Yves Perez e Cédric Dupire, sobre música indiana. Os cineastas estarão presentes na exibição.

Na seleção brasileira do evento, alguns destaques são: “Navegar a Amazônia”, de Jorge Bodanzki e Evaldo Mocazel, “Nenhum motivo explica a guerra”, de Carlos Diegues e Rafael Dragaud, “Acidente”, de Cao Guimarães, “Morro da Conceição”, de Cristiana Grumbach, e “Multiplicadores”, de Renato Martins e Lula Carvalho. As exibições serão seguidas de debates com os realizadores.

http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,AA1343426-7086,00.html

Nenhum comentário: