25 de abr. de 2007

A evolução da mídia e a 'igüinorância'


É inegável que o acesso à informação ficou fácil. No entanto, a qualidade desta é questionável. Fenômenos midiáticos bombardeiam os veículos e invadem nossas casas a todo instante, seja pelo rádio, televisão, internet e até mesmo por terceiros.


Jovens e até adultos sofrem conseqüências às vezes até fatais. Estas são causadas pelo excesso de informação sem o conhecimento necessário para entendê-la. Um exemplo disso são os casos em que crianças que freqüentam a Internet passam informações a estranhos e acabam sendo vítimas de violência.


Não é nenhuma novidade que a população está sendo vítima do mercado de consumo e da classe política do País, portanto, sendo manipulada. Por outro lado, a educação começou evoluir, mas quando começaremos a colher esses frutos?


A discussão que proponho neste artigo é a de questionar o papel da Comunicação Social na sofredora sociedade de massa. A formação do olhar fica comprometida quando um departamento comercial coloca preço na informação editada em um jornal. É difícil manter a esperança. Fica aquela sensação de salvem-se quem puder!


No meio deste capitalismo brutal, está você, eu e todos os brasileiros, do mais simples ao intelectual. De todos, alguns exercem um papel fundamental. São os professores e os jornalistas, estes capazes de revolucionar uma nação. Todos se perguntam como melhorar esse Brasil. Não vejo outra solução se não a de melhorar a qualidade da informação, levando-a de uma forma simples a quem realmente precisa dela.


Pesquisas realizadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola da Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), apontam novos caminhos, aproximando as disciplinas da Educação e da Comunicação Social. A união resultou em uma nova disciplina, a Educomunicação, na qual se utiliza os meios de comunicação - TV, rádio, jornais, revistas, cinema e Internet - como complementos no programa escolar.


Educomunicação pode ser a alternativa para o jovem estudante de Comunicação Social e Pedagogia que queira fazer algum tipo de mudança significativa na sociedade. É um conceito com o objetivo de construção de cidadania ligado pela relação entre a comunicação e a educação. Esta mudança facilita o acesso da tecnologia às classes populares, podendo garantir o resgate de culturas, o registro da transformação e, por fim, a sobrevivência das comunidades que construíram através de seus antepassados esta nação que, hoje, é reconhecida por sua rica cultura popular no mundo.

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