8 de mai. de 2007

Morro São Bento, uma comunidade mais perto do céu


IDENTIDADEMORADORES PRESERVAM AS TRADIÇÕES EXERCENDO CIDADANIA COM SOLIDARIEDADE


Nas subidas e descidas do Morro São Bento habitam 9 mil moradores. Que mesmo vivendo em meio aos conflitos da sociedade, preservam suas tradições exercendo cidadania em prol de toda comunidade. Unidos pela fé, conservam a identidade e origem. O local recebeu esse nome por causa do Mosteiro de São Bento, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra.

Quem não conhece suas perigosas inclinações facilmente se perderia. As vias são movimentadas e oferecer carona tornou-se um hábito freqüente: “Vai subir ?” é uma pergunte comum para as dezoito voluntárias da Pastoral da Criança. Elas trabalham auxiliando as mães de familias pobres, objetivando o ganho de peso em crianças desnutridas. Mensalmente, a Pastoral distribui para os moradores a multi farinha, que é um preparado superprotéico, e fazem a pesagem da garotada.


A antiga Praça do Largo São Bento agora chama - se Praça Vasco Carmano Gonçalves, o lugar de maior movimento da região. Lá que estão a escola, a Casa da Cidadania, o posto policial, o comércio e a principal igreja, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, a qual exerce um papel importante de unir os moradores.

De acordo com a secretária da igreja, a descendente de portugueses Maria de Fátima Martins Pestana, 51 anos, todos são solidários e engajados pela comunidade. “Essa união é tristemente demonstrada quando morre um morador. O morro inteiro desce”.
Para ela, o morro é abençoado. “Vivemos realmente em comunidade “.

Nenhum comentário: