24 de mai. de 2007

Salve-se quem puder, ou deus te abençoe ?

Crônica: questionável constituição da Justiça

Ao fim de mais uma correção das provas do exame da Ordem (OAB). O inesperado desagradou. Pelo menos é o que apontam os dados da própria instituição: total de reprovados na primeira fase 86,44%, dos 28.195 inscritos. Apenas 3.825 candidatos foram aprovados.

O problema, aparentemente, é causado pelas faculdades de Direito. Mas restam algumas dúvidas. É preciso não só levar em consideração a péssima estrutura das bases pedagógicas, ensinos fundamental e médio. Mas também, que: o baixo numero de formados sobreviveu há 11 anos, estudando em territórios extremamente violentos. Do outro lado dessa estatística, a pior parte. Os que desejavam estudar por vocação, morreram no percurso de uma bala.

Um exemplo disso foi o que ocorreu a família Ezequiel neste ano. A estudante Alana Ezequiel de doze anos também queria ser advogada. Morreu atingida por uma bala. O tio da vítima, Hélio José da silva, morreu no mês passado. Office-Boy de 25 anos, baleado na favela onde residia, Morro dos Macacos, Rio de Janeiro.

Estudando Jornalismo no ano passado entrevistei uma humilde jovem de apenas 15 anos, na Bacia do Macuco em Santos. O que me impressionou foi quando relatou seu projeto de vida. “Um dia serei uma grande advogada”. Observado, por seus olhos apreensivos, tentei transmitir à menina, meu incentivo: “que deus te abençoe”.

Notem a estranheza da constituição brasileira. No mês de fevereiro, motivados pelo crime do menino João Hélio, que foi arrastado e morto, Deputados no Congresso votaram projetos mudando o Código Penal.

De acordo com publicação da revista Veja de 18 de abril, 2007. Aprovaram sem ao menos ler. A proposta encaminhada pelo ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em 2005. Uma mudança na Lei de Crimes Hediondos.
Dar o direito de liberdade provisória aos sórdidos detentos condenados por crimes repugnantes, já é comum.

Depois de tantos dados negativos, qualquer conclusão ou previsão sobre o futuro pode ser comprometedora. Ah! Lembrei de uma frase do filósofo Confúcio: “Tudo que muda permanece”.
O ser humano evolui, no entanto produz cada vez mais lixo. Mudar é necessário. Para que as velhas formas de violência não mais estraguem a expansão do conhecimento científico, as conquistas da humanidade, e a permanência dos justos. A responsabilidade da educação deve ser prioridade no Brasil e no mundo, ou salve-se quem puder.

Nenhum comentário: